Um espaço de pausa e reflexões sobre trabalho

Pai full-time
Se tornar pai e ter apenas 5 dias de licença é cruel. Os impactos negativos - e os prejudicados por eles - são incontáveis. O primeiro é o bebê. Pra começo de conversa, embora a Constituição diga que ‘Ser assistido é direito das crianças e um dever de ambos os pais’, o Brasil é o país do abandono paterno: em 2023 foram 172,2 mil crianças registradas sem o nome do pai, um recorde na série histórica. Cerca de 11 milhões de mulheres criam os seus filhos sozinhas no Brasil. Além de violar os direitos da criança e do adolescente, esse abandono pode afetar a autoestima, a capacidade de estabelecer vínculos, a saúde mental e o desenvolvimento das crianças.

Do 7x1 ao 6x1: quem perde com o excesso de trabalho?
A Alemanha trabalha pouco. Essa foi uma das primeiras coisas que eu descobri quando cheguei aqui, há 3 anos atrás. Meus amigos vão embora do trabalho cedo, qualquer desculpa é aceita para ficar em casa, sair antes do horário, muitos atestados e doenças sendo tratadas com descanso, realmente uma rotina muito mais leve – “essa gente tá com a vida ganha", eu pensei.

Para re-pensar o trabalho
Você tem trabalhado demais e se sentido cansado? Ou trabalhado de menos e se sentindo isolado? Ou ganhando menos dinheiro do que acha que merecia, do que acha que poderia, do que acha que precisaria, para estar menos cansado? São dúvidas sem resposta simples que potencialmente já passaram pela cabeça de todos nós de alguma forma, em algum momento. Afinal, faz todo sentido: em tempos de crise de tudo, o trabalho não poderia ficar de fora.